relatividade (2p)

01. (Fórum PiR2) Múons são partículas elementares originárias dos raios cósmicos, que por sua vez são partículas de origem extraterrestre. Os múons têm velocidade aproximadamente igual à da luz no vácuo, e “vivem” em média durante 2,0 x 10-6 s. Isso significa que, depois desse ínfimo intervalo de tempo, os múons decaem, ou se desintegram, transformando-se em outra partícula. Se os múons se movessem com 90% da velocidade da luz (0,9c), seu o tempo de vida medido por um observador na Terra seria de aproximadamente:

Solução (em imagem JPG)

Clique aqui se não encontrou o seu problema resolvido ou um assunto que queira ver.


02. (Halliday, Renick & Walker*) Um viajante parte da Terra e move-se a uma velocidade 0.99c para a estrela Vega, que é 26 anos-luz distante.

a) quanto tempo terá decorrido através de relógios de terra quando o viajante alcançar Vega?

b) quando os observadores da Terra receberão a informação de que o astronauta chegou a Vega? (Assuma que ele se comunica usando algum tipo de onda eletromagnética)

c) ao chegar em Vega, quanto terá envelhecido o astronauta, segundo ele próprio, se o tempo for contado a partir do instante inicial da viagem? E segundo os observadores na Terra?


Solução (Google Docs)

Pesquisar no blog: viagem no tempoo que é campo?



* D. Halliday, R. Resnick, J. Walker, Fundamentals of Physics, (John Wiley & Sons, Inc., 1997).


Transformação de Lorentz. Contração espacial, contração dos espaços. Dilatação temporal, dilatação dos tempos

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)