queda livre (5p)

1. Em um planeta x, isento de atmosfera, uma particula é abandonada de uma altura h acima do solo. A aceleração da gravidade no local é suposta constante e com intensidade g. O instante em que foi abandonada é t=0 s. O instante em que atinge o solo é t=3,0 s, v=12 m/s. 
Os valores de g e h são 

a) g = 10m/s² e = 45m 
b) g = 5m/s² e h = 27m 
c) g = 6 m/s² e h = 54m 
d) g = 4 m/s² e h = 36m 
e) g = 4 m/s² e h = 18m

Solução (Google Docs)

Dica extra: clique aqui para cursos de pós graduação de excelente relação custo/benefício.


2. (OBF) Um experimento consiste em promover em um local onde a aceleração gravitacional é g = 10 m/s2 a colisão entre duas bolas idênticas A e B (Figura 3). No instante t = 0 s a bola A é abandonada de uma altura H e depois de 1s e 15 m abaixo do ponto de abandono da bola A, a bola B é solta. Determine o instante de tempo da colisão entre as bolas a partir de t=0.













3. Um físico está próximo a uma macieira observando a queda de maçãs, quando resolve cronometrar o tempo de queda de duas delas. O intervalo de tempo de queda da primeira maçã é 1,0 s e o da segunda é 0,50 s. Supondo trajetórias de queda verticais e considerando desprezíveis a resistência do ar e as dimensões das maçãs, calcule a relação entre as alturas de queda das mesmas.

Solução (em imagem JPG)


4. (PUC) [...] A variação da velocidade no carro de Felipe Massa e da mola sempre se deu em um movimento retilíneo uniformemente variado. Considere a mola com uma massa de 1 kg e que, no momento da colisão, o carro de Felipe Massa tinha uma velocidade de 270 km/h e a mola com 198 km/h, em sentido contrário. Considere ainda que a colisão teve uma duração de 1 x 10–1s e que levou a mola ao repouso, em relação ao carro de Felipe Massa.

De que altura a mola deveria cair, em movimento de queda livre, para atingir a mesma velocidade com que se deu o impacto? g = 10 m/s².

a) 15 m
b) 152 m
c) 456 m
d) 845 m

Solução (Google Docs)

Pesquisar no blog: velocidade relativa


5. (Concurso da Petrobrás) Dois blocos de massas m1 e m2, respectivamente, são abandonados, a partir do repouso, de uma altura h, em relação ao solo, ligados por um cabo de massa desprezível, conforme figura abaixo.



Considerando que os corpos caem em queda livre, qual o módulo de tensão no cabo?

(A) T = 0
(B) T = m2 * g
(C) T = (m2 − m1) * g
(D) T = m1 * g
(E) T = (m2 + m1) * g




Solução (Google Docs)

Dica extra: clique aqui para cursos de pós graduação de excelente relação custo/benefício.


Pesquisar no blog: Leis de Newton


Diagrama de corpo livre. Tensão no fio. Função horária dos espaços. Função da velocidade. Lançamento vertical.

Nenhum comentário: