Óptica - espelhos esféricos (2p)

01. (FUVEST) A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho côncavo com distância focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3 cm de altura.

a) Determine a posição do objeto.

b) Construa o esquema referente à questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distâncias envolvidas.

Solução (em imagem JPG)

Dica extra: clique aqui para cursos de pós-graduação de excelente relação custo/benefício.




02. (Mackenzie) Dispõe-se de dois espelhos esféricos, um convexo e um côncavo, com raios de curvatura 20,0 cm cada um, e que obedecem às condições de Gauss. Quando um objeto real é colocado perpen- dicularmente ao eixo principal do espelho convexo, a 6,0 cm de seu vértice, obtém-se uma imagem conjugada de 1,5 cm de altura. Para que seja obtida uma imagem conjugada, também de 1,5 cm de altura, colocando esse objeto perpendicularmente ao eixo principal do espelho côncavo, sua distância até o vértice desse espelho deverá ser:

a) 11,0 cm
b) 15,0 cm
c) 26,0 cm
d) 30,0 cm
e) 52,0 cm

Solução (Google Docs)

Pesquisar no blog:
reflexão, refração, espelho plano


Espelho côncavo. Espelho convexo. Distância focal. Imagem. Imagem invertida. Imagem direita. Imagem real. Imagem virtual. Tamanho da imagem. Altura da imagem. Objeto.Tamanho do objeto. Altura do objeto. Centro de curvatura.

Um comentário:

filamentos disse...

excelente desenhos e explicações